fbpx
Escolha uma Página

Fases de seleção mais comuns que enfrentei procurando emprego na Europa

Sempre sonhou em morar fora e não sabe por onde começar? nesse texto eu falo das fases mais comuns pela quais passei enquanto procurava emprego na área de computação na Europa. Conhecendo as fases de seleção, é mais fácil de se preparar para elas.

Se não estiver com tempo para ler, você pode ver o vídeo que eu fiz no youtube explicando essas fases clicando aqui.

Atualmente, vários brasileiros estão saindo do nosso país para trabalhar em outros países. Seja por quais motivos forem, essa realidade é muito comum, especialmente na área de computação.

Isso me deixa muito feliz, especialmente por poder acompanhar de perto que somos um povo de raça, batalhador e que se adapta aos mais diferentes ambientes, tirando de letra o trabalho árduo, seja em áreas mais básicas ou de mão de obra de altíssima qualificação.

Para quem vem de uma cultura de um “conhecido indicar” e logo começa a trabalhar, as diversas fases podem assustar um pouco. Mas não se assuste, tenha paciência porque vale a pena.

Aqui não existe muito você ser entrevistado por uma pessoa só e já ser contratado não. Pelo menos não em áres de alta qualificação profissional que é o caso da computação.  Em TODAS as empresas que me entrevistaram eu passei por diversas pessoas diferentes.

Passei por essas fases da seleção ainda morando no Brasil, o que significa que elas foram conduzidas por telefone e Skype. Vamos as mais comuns.

Primeira fase: o recrutador

A primeira fase depois que você manda currículo em algum site de anúncio de vagas ou linkedin é o contato do recrutador. Esse contato é realizado por telefone, mesmo que ele mande alguns poucos detalhes por mensagens do linkedin ou email.

Resumidamente, o recrutador é o cupido entre a empresa e a você. Geralmente o recrutador é uma pessoa de um empresa terceirizada, que tem o papel de filtrar as pessoas “interessantes” para a empresa que está anunciando a vaga. Assim, o primeiro contato por telefone certamente será feito pelo recrutador.

Você passa a conhecer alguém da empresa pra qual está concorrendo a vaga, apenas após passar pelo recrutador. O recrutador, em geral, vai lhe apresentar várias vagas, de várias empresas diferentes. Mesmo que você chegue nele por ter mandado o currículo para uma empresa específica, em geral eles te apresentam várias vagas por várias empresas e isso é ótimo.

Ame seu recrutador, converse muito com ele, porque o papel dele é te conhecer e te levar para empresa certa, dentre as várias que ele representa. Ele te ligará antes de cada entrevista para lhe dizer rapidamente o que esperar da entrevista, e também te ligará depois da entrevista para lhe dizer o que a empresa achou de você, se gostaram ou não. Então, novamente, vire BFF do seu recrutador, porque ele tem muito a acrescentar na sua vida.

Segunda fase: o seu gerente imediato e colegas de equipe 

Após ser filtrado pelo recrutador e direcionado para as empresas que ele acha que você mais combinará, o próximo passo é ser entrevistado pelo seu gerente imediato. Gerente de desenvolvimento se você é programador, gerente de Qualidadade se é QA, etc.

No meu caso, para meu cargo atual, fui entrevistado tanto pelo gerente de Qualidade tanto quanto pelo gerente de desenvolvimento e também por um colega da equipe na qual entraria.

Nessa fase com o gerente imediato tiveram exercícios práticos da minha área. Fiz um teste prático de 1 hora com exercícios de raciocínio e programação em JAVA por videoconferencia com meu gerente de qualidade, escrevendo no papel, sem poder usar o computador (white board test).

Caso você já esteja morando na Europa, geralmente esses exercícios são feitos pessoalmente, ou as outras fases também são conduzidas pessoalmente.

Terceira fase: os diretores da empresa

Mesmo que seja uma startup de tecnologia menor e mais moderninha, é quase 200% de certeza que em alguma das fases você terá uma entrevista com alguém do altíssimo escalão.

Como eu falei no texto das dicas essenciais que me ajudaram a mudar pra Londres já com contrato assinado, mas nunca é demais repetir: não se deixe intimidar. Não importa se é CEO, CTO, CFO, CMAMSNIJHDIUWOOO, é uma pessoa como outra qualquer, e você vai conversar com ele como conversaria com qualquer outro ser humano. Claro que devemos segurar o nervosismo e não dar bobeira né?!

Em geral das pessoas da equipe que você irá conhecer, ele será a última, porque um diretor não tem muito tempo para gastar com recrutamento.

Quarta fase: negociação de salário

PELO AMOR DE DEUS não fale em dinheiro até que alguém lhe pergunte diretamente em nenhuma das fases. Eles são muito reservados em relação a isso.

“Ahhh mas como vou saber quanto vou ganhar?”.

Em geral, as vagas anunciam o intervalo de salário que existe disponível para essa vaga. Exemplo: 25.000–40.000. Então, pelo anúncio já dá pra ter uma noção o quanto estão dispostos a pagar. Esse será o último detalhe a ser acertado, geralmente entre você e o recrutador.

Bem provável que o recrutador te diga o quanto eles estão de fato dispostos a pagar dentro dessa faixa, e o quanto você está acertando ou não nas entrevistas. Perceba que é comum aqui o salário ser fechado pelo ano, mas recebemos mensalmente. Se o anúncio da vaga é esse faixa acima por exemplo, e fechamos no contrato 40.000 por ano, esse salário é dividido pelos 12 meses do ano (3.333333333 bruto por mês, que será um pouco menos líquido porque tem descontos, assim como no Brasil).

Observe também que horas extras não costumam ser pagas em contratos anuais. Achei isso muito estranho a primeira vez que vi, mas costuma constar no contrato, e confirmei com alguns amigos de outros países europeus essa cláusula.

Última fase: oferta formal

Parabéns! você conseguiu o tão sonhado emprego europeu! passou pelas trocentas fases de entrevista. Venceu o nervosismo de falar com os chefões do lugar e em outra língua. Agora você receberá uma oferta formal.

E o que é isso? A oferta formal pode ser um email confirmando os detalhes de salário e que a empresa de fato te ofereceu a vaga. Ou pode ser algo parecido com o contrato que você irá assinar presencialmente.

No meu caso, foi um email com os detalhes que eles estavam me oferecendo na vaga: carga horária, salário, benefícios, nome oficial da vaga e data de início. Essas mesmas informações estavam no contrato que eles me mandaram por email, o qual imprimi, assinei, escaneei e mandei de volta para eles.

Resumo das Fases

No meu caso, para uma vaga de Automação de teste de software em Londres:

  1. Falei com recrutador.
  2. Fui entrevistado pelo meu gerente de qualidade junto com o gerente de desenvolvimento e um colega de equipe; Fiz testes práticos nessa etapa.
  3. Fui entrevistado pelo diretor de tecnologia.
  4. Negociei o salário com o recrutador.
  5. Recebi a oferta formal constando o salário e o dia de início;
  6. Assinei o contrato via email.

Desde o dia que decidi mudar de país, 3 semanas depois fui contratado pela empresa que trabalho hoje em Londres. 7 semanas depois mudei de país e de vida, completamente.

Muito obrigado por ter lido esse texto. Espero que isso te ajude a entender um pouco mais sobre a seleção para empregos na Europa e te incentive a não desistir!

Se gostou, deixe algum comentário e compartilhe com quem também tem esse sonho e não sabe por onde começar. Se tiver alguma dúvida, basta comentar que tento responder da melhor forma. Espero ter ajudado =}