Quando estamos desenvolvendo produtos de software, cada defeito encontrado deve ser registrado em algum lugar para se acompanhado e resolvido.
O melhor lugar para armazenar esses defeitos é em um sistema de armazenamento de defeitos, nomeado por um identificador único, compondo uma base de dados sobre os defeitos encontrados em determinado produto ou projeto.
Dessa forma, um sistema de rastreamento de defeitos é um programa ou mais comumente uma aplicação web que permite que a equipe possa registrar, armazenar, gerenciar, e analisar os relatórios de defeitos.
Esse sistema deve manter esses registros de forma que seja possível inserção, remoção e busca desses defeitos, facilitando a organização das informações sobre o que foi encontrado e o que já foi corrigido.
Nesse sentido, a decisão de qual sistema de rastreamento de defeitos utilizar em um projeto ou equipe é extremamente importante!
Algumas possibilidades para realizar esse trabalho são:
Bugzilla
Ferramenta que existe há um certo tempo no mercado, open source e desenvolvida em Perl. Utilizada por grandes nomes, incluindo NASA, segundo o site da própria ferramenta.
Mantis
Ferramenta também free, desenvolvida em php.
Jira
O Jira evoluiu muito desde meu primeiro contato com ele, há alguns aos atrás. A Atlassian, empresa que o fabrica, atualmente fabrica outros softwares que funcionam muito bem de forma integrada como o Bitbucket (para conectar com o git), o Bamboo (para integração contínua) e o Confluence (para wiki). Sem dúvida uma das melhores escolhas, quando se trata de uma ferramenta paga integrada.
A escolha da “melhor ferramenta”, dependerá do local onde ela será implantada. Então, como em várias outras áreas da computação, lembre-se que nāo existe bala de prata.