fbpx
Escolha uma Página

Precisa formatar (restaurar seu Windows 10) e não sabe como criar um pendrive executável? Eis aqui os passos para criar um pendrive bootavel com Windows 10 usando o programa chamado rufus:

1. Escolha o pendrive no qual será colocado o Windows 10 bootavel. É IMPORTANTE salvar todos os seus arquivos que estão nesse pendrive em algum outro lugar pois ao gerar o pendrive bootavel, todos os arquivos que estão no pendrive serão apagados. Então antes de colocar o windows nesse pendrive, salve seus arquivos em algum outro computador ou pendrive.

2. Baixe a ferramenta de download do Windows 10 da microsoft. Clique aqui para ir ao site da microsoft, e clique em “Baixar a ferramenta agora”.

3. Execute a ferramenta da microsoft que você baixou (“MediaCreationTool1803.exe”). Ela te dará algumas opções de download do Windows 10, conforme as imagens a seguir:

3.1 Clique no checkbox dos termos de instalação da ferramenta da microsoft e clique em aceitar.

3.1 Clique no checkbox dos termos de instalação da ferramenta da microsoft e clique em aceitar.

3.2 Selecione criar midia de instalação

3.2 Selecione criar midia de instalação

3.3 Escolha os detalhes do Windows 10 que você precisa

3.3 Escolha os detalhes do Windows 10 que você precisa

3.4 Escolha arquivo iso para baixar a imagem iso do windows no seu computador

3.4 Escolha arquivo iso para baixar a imagem iso do windows no seu computador

Note que é possível escolher “Unidade flash USB”, mas isso significa que a ferramenta da microsoft irá baixar os arquivos diretamente para o seu pendrive, o que pode gerar erros e também caso haja problemas na internet, seu trabalho será perdido. Por isso recomendo baixar a imagem ISO completa, e depois usar o Rufus para gerar seu pendrive bootavel.

4. Escolha um lugar que você se lembre para salvar a ISO pois precisaremos dela depois para gerar o pendrive bootavel do Windows 10.

5. Faça o download do Rufus clicando aqui, que servirá para pegar a imagem que você baixou do site da microsoft e criar o pendrive bootavel.

6. Execute o Rufus. Ele não precisa instalar. É só rodar a partir da pasta onde ele está. Selecione na tela do Rufus a seguintes opções, conforme imagem a seguir:

  • Dispositivo: verifique se esse é o nome correto do seu pendrive;
  • Tipo de partição e do sistema de destino: Partição GPT para UEFI;
  • Sistema de arquivos: FAT32 (Default)
  • Tamanho de cluster: 16 kilobytes (Default)

7. Selecione a imagem do windows 10 que foi baixada do site da microsoft (clique no ícone do disquinho). O rufus irá mostrar um aviso que apagará todos os dados do pendrive, clique em “ok” nesse aviso. Lembre-se que você deverá ter salvo seus arquivos no inicio desse tutorial.

8. Clique em iniciar, e após isso, ele terá criado em seu pendrive o windows 10 bootavel.

Até a próxima! E se tiver alguma dúvida, basta deixar um comentário abaixo =}