fbpx
Escolha uma Página

Se você é um profissional de TI certamente já ouviu falar em abordagens ágeis quando se trata de como uma equipe que desenvolve software deve funcionar. 

É bem provável que a empresa que você trabalhe aplique ou tente aplicar métodos ágeis em alguma profundidade.

Em maior ou menor instância, do jeito certo ou nem tanto, é bem provavel que sua empresa não funcione num processo cascata ou nos moldes clássicos. Ou pelo menos não deveria, a menos que seja realmente adequado para a realidade dos produtos que produzem.

Mas o que é ser ágil?

Resumidamente e simplificadamente, ser ágil consiste em respeitar um conjunto de 4 valores e 12 princípios descritos no manifesto ágil em 2001  visando construir um produto de melhor qualidade. Apesar dessa filosofia ter surgido com o desenvolvimento de software, hoje pode ser aplicado para desenvolver outros produtos também.

Existem diversas formas de aplicar os valores e princípios ágeis, e utilizar o SCRUM (que é um método ágil  de funcionamento de equipes) é uma dessas formas. Mas existem outros métodos de trabalho para que uma equipe seja entendida como ágil como: XP, kanBan, lean, Crystal etc.

E se quem desenvolve software está usando SCRUM (como é o caso da maioria das empresas que desenvolvem software),

onde é que o gerente de teste está?

O gerente de teste, no SCRUM, não está em lugar nenhum. Isso acontece porque nesse método, não existe a figura dos gerentes, tão pouco do gerente de testes. No entanto, é possível verificar sua existência em muitas empresas que ainda estejam migrando para um funcionamento totalmente ágil.

Se não tem gerente de testes, quem gerencia os testes?

Numa equipe ágil (entenda-se scrum, pois é o método que a maioria das empresas aplica ou tenta aplicar), a função de gerenciamento é de toda a equipe.

A proposta é ter equipes auto gerenciáveis. Não há uma figura responsável por gerenciar algo dentro de uma equipe scrum. Pelo não com os títulos clássicos “gerentes”.

Lembre-se que o papel de gerenciar também não é do scrum master (que possui a função de manter a equipe funcionando da melhor forma possível, mas não de gerenciar o que cada um faz com um gerente tradicional).

Referências e mais informações

http://katrinatester.blogspot.com/2014/04/test-manager-in-agile.html

https://www.stickyminds.com/article/test-managers-survival-guide-going-agile

https://www.versionone.com/agile-101/agile-methodologies/