fbpx
Escolha uma Página

Sim, eu sei que é uma afirmação um tanto dura. E também sei que pode parecer obvia para alguns.

No entanto, durante minha carreira, eu a ouvi diversas vezes. As vezes direcionada a mim, as vezes direcionado a outros.

Embora nem sempre com essas palavras, em momentos ela vinha disfarçada e abrandada como diferenças salariais para um mesmo cargo e experiência parecida. Mas era sempre e exatamente com o mesmo sentido, se soubesse ler nas entrelinhas.

Confesso que as primeiras vezes isso me enfureceu pois sou do tipo que gosto de aprender tudo de tudo. Conhecimento para mim é diversão, e uma das coisas mais importantes da vida. Acredito sempre que não existe tal coisa como se ter conhecimento demais.

Levou um tempo para que a entendesse e por fim concordasse com essa afirmação.

Deixe-me ilustrar: suponha que aconteça um acidente de carro e uma pessoa seja ferida durante o acidente.

Passando perto do local há dois médicos:

  1. Doctor T: teórico, ampla educação em medicina, com conhecimento profundo em como realizar procedimentos, mas com pouca experiência prática em como de fato realizá-los;
  2. Doctor P: conhecimento teórico o suficiente, educação o suficiente, com conhecimento o suficiente em como realizar procedimentos, mas com muita experiência prática em como de fato realizá-los.

Eu sei, eu sei, é uma situação exagerada e um tanto quanto extrema. E também entendo que performar bem em determinada situação depende de inúmeros fatores palpáveis e não palpáveis como: cansaço, estresse, equipe em que se esta inserido, processo utilizado, etc etc etc.

Trazendo agora para o mundo do software. Você fez graduação em uma ótima faculdade, fez mestrado, tem inúmeras certificaçōes. Isso demonstra que você é um ótimo teórico e bom estudioso. Perfeito acadêmico.

Mas isso significa que você será o melhor na sua empresa? na sua equipe? não necessariamente.

Entenda que não estou defendendo de forma alguma não fazer uma graduação ou passar pela educação formal. Fui professor universitário, e ensinar é um amor que eu tenho pra vida. Vejo valor, e muito em se ter educação formal, por diversos motivos que não cabem aqui agora. Mas só o aprendizado pelo aprendizado, sem a ação com ele irá te recompensar em meios comerciais? dificilmente.

Existem casos por exemplo, em que pessoas sem educação formal (graduação/mestrado) mas com garra, dedicação e humildade, desempenham de longe muito melhor do que alguém extremamente academicamente educado mas com arrogância demais para assumir que não sabe algo, aprender e se desenvolver mais. Já vi isso pessoalmente, e continuo vendo, mesmo na empresa global em que estou atuando no momento.

O simples fato de saber muito sobre algo não lhe garante as melhores posiçōes no mercado. Saber por saber, sem saber fazer não é muito valorizado. Não é assim que o mercado recompensa indivíduos.

Parece muito contra intuitivo não? mas acontece, e muito. Não adianta se esconder atrás de seus títulos quando se deparar com algo que tem dificuldade em fazer. Aquele defeito catastrófico em produção não irá se resolver sozinho se você jogar seus títulos neles. E ainda, lembre-se que açōes falam muito mais alto que palavras. Não importa muito o que ou o quanto você diga algo, com o tempo, a inexperiência da parte prática fica evidente para quem já passou por esse processo.

Ganha-se muito mais assumindo que não sabe, “descendo do pedestal” e aprendendo com outros do que sustentar sempre a pose de detentor de todo conhecimento. Assim, alinha-se o conhecimento teórico com o prático. Essa é uma forma de definir inteligência, sabedoria e expertise.

A dura verdade é que somos recompensados para fazer algo com o que sabemos e agregar valor no ambiente em que estamos.

Simples assim.